Sistemas Ecológicos Fechados (SEF)

17/05/2022

Sistemas ecológicos fechados (SEF) são ecossistemas que não dependem de troca de matéria com o exterior do sistema. O termo é usado com mais frequência para descrever pequenos ecossistemas feitos por humanos (artificial).

Os alunos do 8° ano utilizaram materiais disponíveis na natureza como terra, pedras, folhas, areia e plantas, tudo isso depositado em um recipiente fechado formando, então , o SEF - Ecossistema fechado.  Eles puderam analisar sob quais condições ambientais necessárias os seres vivos, sejam plantas ou animais, sobrevivem.

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos a experiência e a observação de como funciona o nosso ecossistema, bem como também a importância de preservá-lo.